Resíduos odontológicos em BH – Como descartá-los corretamente?

 

Os resíduos odontológicos, em sua maioria, são considerados perigosos por conterem materiais biológicos dos pacientes. Assim, se descartados de maneira incorreta, podem causar diversos malefícios à saúde humana e ao meio ambiente. Sabendo disso, a BH Ambiental, no conteúdo de hoje, vai mostrar como esse descarte deve ser realizado da forma correta. 

 

Dessa maneira, seguindo as solicitações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as clínicas devem ter uma lixeira com uma tampa que seja acionada por pedal e coberta por um saco de lixo especial, onde algodão, luvas, máscaras, gazes e outros materiais do Grupo A (potencialmente infectantes) possam ser descartados. 

 

Já outros resíduos, como seringas, agulhas, vidros, tesouras e outros componentes do Grupo E (perfurocortantes), devem ser acondicionados em caixas resistentes, apresentando o símbolo de perigo apresentado na resolução da ABNT. 

 

Além disso, esses e os demais resíduos, têm de ser encaminhados a uma empresa especializada, como a BH Ambiental para o tratamento adequado deles. Com esses cuidados, sua clínica mitiga em 100% os riscos à natureza. 

 

Leia também: Conheça o decreto 16.509 de Minas Gerais, que trata de resíduos de saúde

 

Confira como os resíduos odontológicos são classificados

 

 

Os resíduos odontológicos são classificados em diferentes grupos, de acordo com suas características, confira: 

 

Grupo A: potencialmente infectantes – resíduos com a possível presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção; 

 

Grupo B: químicos – resíduos contendo substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Contém características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e/ou toxicidade ; 

 

Grupo C: radioativos – resíduos que possuem elementos radiativos; 

 

Grupo D: resíduos comuns – rejeitos que não causam problemas maiores ao meio ambiente, mas que devem ser encaminhados corretamente a sua destinação final; 

 

Grupo E: perfurocortantes – resíduos que têm a capacidade de cortar ou furar a pele humana. 

 

Leia também: O que são resíduos perfurocortantes e como descartá-los corretamente?

 

BH Ambiental  

 

A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.

 

Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.

 

Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email