Conheça a ANTT 5232/2016, que trata sobre o transporte de resíduos perigosos no Brasil

 

O transporte de resíduos perigosos no Brasil é regulamentado pela ANTT 5232 de 2016. É ela quem determina os requisitos técnicos, a classificação dos resíduos e todos os outros detalhes para o manuseio correto dos despojos. 

 

Assim, seguindo a regulamentação, as empresas devem preencher um checklist com os dados dos resíduos a serem transportados, além de informações do veículo e do motorista que farão o transporte. Tudo isso serve como certificação de que o resíduo está sendo destinado de maneira correta. 

 

Leia também: Resíduos odontológicos em BH – Como descartá-los corretamente?

 

Conheça outras leis que tratam sobre o transporte de resíduos perigosos no Brasil

 

 

Além da ANTT 5232, existem outras legislações vigentes que tratam sobre resíduos perigosos no Brasil, como a NBR 13.221. Segundo ela, os materiais passíveis de descontaminação só podem ser gerenciados por empresas previamente autorizadas. 

 

Já o Decreto nº 96044 e a portaria nº 204 do Ministério dos Transportes são regras específicas que o transporte de quaisquer produtos perigosos, incluindo os resíduos, devem seguir. Entre essas especificações está o porte de ficha de emergência, por exemplo. 

 

Leia também: Conheça o decreto 16.509 de Minas Gerais, que trata de resíduos de saúde

 

BH Ambiental  

 

A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.

 

Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.

 

Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email