Clínicas veterinárias têm de seguir normas no descarte dos resíduos gerados – Confira!

 

As clínicas veterinárias são locais que cuidam da saúde animal. Dessa forma, devem realizar os descartes de seus resíduos de maneira especial, para que não haja problemas ao meio ambiente. Assim, restos de pelos contaminados, remédios, vacinas, antissépticos, entre outros resíduos devem ser descartados corretamente de acordo com leis específicas. 

 

Entre elas, estão duas que estabelecem os critérios para a destinação adequada desses despojos: a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 358 de 2005 e a RDC 206 de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segundo elas, cada empresa é responsável por seus resíduos e é de obrigação das mesmas classificá-los, quantificá-los e destiná-los corretamente.

 

Dessa forma, a Comissão de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV) obriga os estabelecimentos veterinários a terem um plano de gerenciamento de resíduos e serviços de saúde. 

 

Leia também: Conheça a ANTT 5232/2016, que trata sobre o transporte de resíduos perigosos no Brasil

 

Como a disposição dos resíduos em clínicas veterinárias devem ser feitos

 

 

O acondicionamento para a destinação dos resíduos em clínicas veterinárias é essencial. Assim, de acordo com a CNSPV/CFMV, eles devem ser dispostos em sacos plásticos impermeáveis, resistentes à ruptura e vazamento, sempre identificando o despojo presente, diferindo as características pelas cores, confira: 

 

  • Infectantes: devem ser acondicionados em sacos plásticos com a cor branca leitosa ou em um recipiente rígido, compatível com as características dos resíduos descartados; 
  • Químicos: devem ser embalados em sacos plásticos da cor laranja ou recipientes rígidos com as as características dos resíduos descartados; 
  • Radioativos e comuns: devem ser acondicionados em sacos plásticos com a coloração preta; 
  • Perfurocortantes: devem ser inseridos em recipientes rígidos e selados, visando evitar cortes, perfurações e vazamentos; 
  • Resíduos pets (animais mortos): devem ser acondicionados em bombonas ou caçamba com tampa e lacre ou em outro recipiente resistente e impermeável.

Leia também: Resíduos odontológicos em BH – Como descartá-los corretamente?

 

BH Ambiental  

 

A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.

 

Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.

 

Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email