A Norma Regulamentadora 32 (NR-32) é essencial para orientar sobre medidas de saúde e segurança no ambiente de trabalho em serviços de saúde. Aprovada pelo Ministério do Trabalho, a NR-32 visa proteger a integridade física e o bem-estar dos trabalhadores, abordando aspectos como riscos biológicos, químicos, radiações ionizantes, manejo de resíduos, entre outros.
Leia também: Você sabe como é feito o gerenciamento dos resíduos de clínicas veterinárias?
O que é a NR-32?
A NR-32 foi criada para regulamentar a segurança e saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios. A saber, é uma das 38 normas que complementam a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo condições adequadas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
Estrutura da NR-32
Composta por 10 seções, 3 anexos e um glossário, a NR-32 detalha desde os objetivos e campos de aplicação até às disposições específicas para cada tipo de risco e ambiente de trabalho em serviços de saúde. Assim, entre os principais pontos abordados estão:
- Riscos Biológicos e Químicos: Classificação de agentes biológicos e medidas para prevenir exposições;
- Radiações Ionizantes: Normas para o uso seguro de equipamentos que emitem radiação;
- Manejo de Resíduos: Procedimentos para o descarte correto de materiais contaminados;
- Condições de Conforto e Limpeza: Diretrizes para garantir o bem-estar dos trabalhadores durante as refeições e em ambientes de lavanderia.
Quem deve seguir a NR-32?
A NR-32 é obrigatória para todos os estabelecimentos de saúde, desde unidades básicas até grandes hospitais. Dessa forma, engloba atividades de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde, exigindo o cumprimento rigoroso das normas para proteger tanto os funcionários quanto os pacientes.
Principais medidas de segurança da NR-32
- Classificação de Riscos Biológicos: Define quatro classes de risco. Assim, orientando sobre medidas preventivas e de controle para cada uma delas;
- Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): Identificação de perigos específicos e medidas de proteção adequadas para cada área de trabalho;
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): Inclui avaliações médicas regulares, vacinações e monitoramento da saúde dos trabalhadores expostos a riscos ocupacionais.
Leia também: Qual a importância do MOPP no transporte de resíduos perigosos?
BH Ambiental
A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.
Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.
Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn.