Resíduos perfurocortantes – O que são e como descartá-los corretamente?

 

Os resíduos perfurocortantes são aqueles que contêm pontos rígidos e capazes de perfurar ou cortar outros objetos ou até mesmo o corpo humano. Dessa forma, eles são tratados como perigosos e seu gerenciamento deve ser realizado com muita cautela, mitigando as chances de acidentes. 

 

Alguns desses resíduos são: lâminas de barbear; bisturis; agulhas; escalpes; ampolas de vidro e vidrarias. Assim, são facilmente encontrados em ambientes de saúde.

 

Leia também: A BH Ambiental é especialista acondicionamento ambientalmente correto dos resíduos de saúde; confira

 

Descarte ambientalmente correto dos resíduos perfurocortantes é essencial 

 

 

Os resíduos perfurocortantes, quando despejados de maneira incorreta na natureza, podem causar danos severos ao meio ambiente. Assim, devem ser acondicionados em recipientes específicos e adequados na hora do descarte, sendo levados a destinação final correta. 

 

Dessa maneira, devem ser depositados em compartimentos com paredes rígidas e resistentes aos processos de esterilização. Além disso, os recipientes têm de conter o símbolo internacional de risco biológico. Com esses procedimentos, mitiga-se a chance desses resíduos causarem algum malefício ao planeta. 

 

Leia também: Resíduos hospitalares devem ser acondicionados segundo a NBR 9191 de 2000

 

BH Ambiental   

 

A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.

 

Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.

 

Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email