Implantado por meio das resoluções CONAMA nº 283 de 2001, CONAMA nº 358 de 2005 e ANVISA RDC 306 de 2004, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) tem como objetivo orientar o gerenciamento e a destinação correta dos resíduos resultados em ambientes de saúde.
Além de buscar o descarte ambientalmente adequado e preservar a natureza contra a poluição, o PGRSS ainda busca proteger os trabalhadores envolvidos no processo do gerenciamento dos resíduos. Assim, é fundamental que a elaboração do documento seja feita sempre, garantindo que haja benefícios para toda a sociedade.
Leia também: Resíduos biológicos – O que são e como realizar o gerenciamento correto em BH?
Quais empresas devem elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deve ser elaborado por todas as empresas que prestam serviços na área de saúde, sejam esses trabalhos com saúde humana ou animal.
Dessa maneira, clínicas médicas e odontológicas, estúdios de tatuagem, drogarias, farmácias, clínicas veterinárias, funerárias, entre outros locais, têm a responsabilidade de elaborar o documento. A saber, caso não haja cumprimento da elaboração do PGRSS, multas podem ser aplicadas pelos órgãos fiscalizadores.
Leia também: Clínicas veterinárias têm de seguir normas no descarte dos resíduos gerados – Confira!
BH Ambiental
A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.
Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.
Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn.