No Brasil, os resíduos hospitalares devem ser acondicionados de acordo com a NBR 9191, instaurada no ano 2000 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dessa forma, eles têm de ser colocados em sacos resistentes à ruptura e vazamentos, além de serem impermeáveis.
Outro ponto importante a ser seguido é o limite de peso de cada saco. A saber, para cada grupo de resíduos hospitalares, há um tipo diferente de embalagem indicada, confira:
- Resíduos infectantes: devem ser acondicionados em lixeiras revestidas com sacos brancos;
- Resíduos químicos: têm de ser acondicionados em galões coletores específicos;
- Resíduos radioativos: são acondicionados em caixas blindadas;
- Resíduos comuns: devem ser acondicionados em lixeiras revestidas com sacos pretos e podem ser destinados à reciclagem;
- Resíduos perfurocortantes: têm de ser acondicionados em recipientes rígidos, preenchidos somente até 2/3 de sua capacidade.
Leia também: Incineração de resíduos é benéfica em diversos pontos
Conte com a BH Ambiental para a gestão correta dos seus resíduos hospitalares
A BH Ambiental é especialista na gestão ambientalmente correta dos resíduos hospitalares em Minas Gerais. Sendo assim, se sua instituição necessita de auxílio nesse gerenciamento, conte agora mesmo conosco!
Com uma equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração, realizamos o melhor serviço para sua empresa.
BH Ambiental
A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.
Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.
Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn.