Os resíduos gerados em um hospital são altamente prejudiciais ao meio ambiente quando descartados de maneira inadequada. Dessa forma, é essencial que todo seu manejo e disposição, sejam realizados corretamente.
Assim, segundo a resolução RDC nº33/03, esses despojos são classificados em cinco grupos, são eles:
- Grupo A (potencialmente infectantes): aqueles que apresentam agentes biológicos com risco de infecção;
- Grupo B (químicos): os que contêm substâncias químicas capazes de causar risco à saúde e ao meio ambiente;
- Grupo C (rejeitos radioativos): materiais que possuem carga radioativa acima do padrão e que não possam ser reutilizados;
- Grupo D (resíduos comuns): quaisquer rejeitos que não tenham sido contaminados;
- Grupo E (perfurocortantes): materiais que possam furar ou cortar.
Regras para o descarte dos resíduos gerados no hospital devem ser seguidas pelas instituições
Há regras no descarte ideal dos resíduos hospitalares. Elas foram elaboradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vão desde o acondicionamento até o tratamento de acordo com a origem e o destino do rejeito.
Dessa maneira, o objetivo é mitigar os danos ao meio ambiente, impedindo que acidentes ocorram no processo.
Leia também: Resíduos hospitalares devem ser acondicionados segundo a NBR 9191 de 2000
BH Ambiental
A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.
Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.
Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn.