Os resíduos farmacêuticos possuem alto risco ao meio ambiente e à saúde humana quando descartados de maneira incorreta. Dessa maneira, é imprescindível que sejam geridos de forma adequada.
Assim, todos os fabricantes e distribuidores de medicamentos devem seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305 de 2010) ao realizar a gestão dos resíduos de saúde como um todo.
Incineração é uma das práticas mais adotadas na gestão correta dos resíduos farmacêuticos
A saber, a maior parte dos resíduos farmacêuticos se enquadra na Classe I da NBR 10.004. Sendo assim, são considerados perigosos, com potencial de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e/ou patogenicidade.
Dessa maneira, a incineração aparece como uma destinação ambientalmente correta para esses despojos. Com isso, tanto os produtos perigosos, quanto os não perigosos, são queimados em câmaras que produzem temperaturas superiores a 800 ºC. Assim, diminui-se o volume dos resíduos e tira toda a ação que ele poderia ter.
BH Ambiental
A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.
Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.
Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn.