Entre as especialidades da BH Ambiental está a destinação de resíduos de saúde da Grande BH, para os tratamentos mais modernos do mercado, garantindo assim soluções de excelência aos clientes. Dentre as técnicas que podem ser citada, está a autoclave.
O método consiste na utilização de um aparelho responsável por esterilizar objetos contaminados. Podemos destacar: bolsas de sangue, instrumentos cirúrgicos, seringas e demais resíduos que apresentem possíveis riscos de contaminação.
Por meio da ativação do equipamento, os materiais são submetidos a uma temperatura elevada, que pode chegar até 135ºC através do contato com o vapor de água. Todo esse processo é efetuado em uma câmara, que por sua vez permite que o calor e a pressão sejam devidamente controlados. Desse modo, é possível aplicar ciclos de compressão e descompressão, para que o vapor atinja todos os lados possíveis dos resíduos, esterilizando-os completamente.
Tratamento de resíduos de saúde: autoclave garante que resíduos e efluentes não apresentem risco de contaminação
Um dos principais motivos para a BH Ambiental destinar os resíduos de seus clientes a autoclave é a sua motivação de oferecer soluções, que minimizem os impactos dos resíduos gerados pelas empresas.
Por meio desse método há a possibilidade de descartar os resíduos e a água sem maiores problemas, uma vez que vapor gerado faz com que os materiais se tornem estéreis. Isso significa que, além de eliminar as chances de contaminação, o procedimento não emite gases que possam ser transportados pelo ar. Dessa maneira, a substância fica concentrada em um local, evitando poluição no ambiente e em demais áreas.