De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 15% dos resíduos hospitalares são perigosos. Isso se deve ao fato de possuírem caráter tóxico, infeccioso ou radioativo.
Sendo assim, descartá-los de maneira incorreta no meio ambiente pode causar diversos problemas à natureza e à saúde humana.
Portanto, é essencial que os resíduos de saúde sejam gerenciados por uma empresa especializada, como a BH Ambiental. Dessa forma, todo o processo de gestão, desde a coleta até a destinação final, é realizado de maneira ambientalmente correta.
Confira como os resíduos de saúde são separados
Os resíduos de saúde são separados em cinco grupos, conforme suas características, confira:
- Grupo A: resíduos potencialmente infectantes, como bolsa de sangue contaminada;
- Grupo B: resíduos químicos, capazes de causar doenças ou contaminação ao meio ambiente, como medicamentos para tratamento de câncer;
- Grupo C: resíduos radioativos, aqueles com radioatividade em carga acima do padrão e sem condições de reuso, como exames de medicina nuclear;
- Grupo D: resíduos comuns, qualquer sobra que não tenha sido contaminada ou possa provocar acidentes, como gesso, luvas, gazes, entre outros;
- Grupo E: resíduos perfurocortantes, composto por objetos e instrumentos que possam furar ou cortar, como lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro.
Leia também: Resíduos hospitalares devem ser acondicionados segundo a NBR 9191 de 2000
BH Ambiental
A BH Ambiental é uma empresa dedicada aos serviços de coleta e transporte de resíduos infecciosos e de serviços de saúde de pequenos geradores da Grande Belo Horizonte.
Com as nossas soluções, oferecemos um trabalho eficiente e de acordo com as necessidades de cada cliente, com a realização de coletas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, para que os resíduos sejam entregues aos locais de autoclave ou incineração, onde serão devidamente tratados e neutralizados de sua periculosidade.
Além disso, estamos comprometidos com a segurança de colaboradores, meio ambiente e sociedade. Dessa forma, efetuamos cada processo com base nas normas e legislações ambientais. Assim, traçamos nosso dever em alinhamento com a sustentabilidade e as pessoas. Nos acompanhe pelas redes sociais: Instagram; Facebook e LinkedIn.