Os resíduos de saúde e infecciosos com características distintas, sendo preciso aplicar os tratamentos de acordo com essas propriedades. Por isso, a BH Ambiental conta com as seguintes medidas para tratar adequadamente dos materiais:
Autoclave: a autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar materiais contaminados. Tal equipamento é utilizado para tirar riscos de contaminação de materiais cirúrgicos, sendo possível adaptá-lo para demais resíduos.
Para ser realizado, é preciso submeter os materiais a uma temperatura de até 135ºC através do contato com o vapor de água em uma câmara adequada. Assim, é possível controlar tanto a temperatura quanto a pressão.
Desse modo, é possível aplicar ciclos de compressão e descompressão, para que o vapor atinja todos os lados dos resíduos, esterilizando-os.
Ao fim de todo esse procedimento ainda é possível fazer o descarte dos resíduos e da água sem que haja danos ao meio ambiente, uma vez que o vapor se torna um efluente estéril. Sendo assim, a autoclave também oferece o benefício de não emitir efluentes gasosos transportados pelo ar.
Incineração: a técnica consiste na queima dos resíduos. Para isso, são utilizados fornos ou usinas próprias, que por sua vez utilizam altas temperaturas e oxigênio. Isso significa que, o processo promove a formação de cinzas inertes, fazendo com o volume de materiais seja bastante reduzido.
Por meio de todo esse serviço, a BH Ambiental pode destruir os resíduos de modo eficiente. Para que isso seja feito, é preciso optar entre dois tipos de incineração: o Mass Burning e o Refuse-derived Fuel. No primeiro caso, os materiais são incinerados em estado bruto, não havendo pré-tratamento além da retirada de componentes de grandes dimensões.
Em relação ao segundo procedimento, o mesmo se destaca pela realização do processamento. Por conta dessa etapa, é possível remover os itens recicláveis e minimizar a heterogeneidade do material.